___Traduções___

_Quran?_

_Gadgets_

_Search_

_Links_

_Contribute_

_Note_

1 - A ABERTURA
2 - A VACA
3 - A FAMILIA DE IMRAN
4 - AS MULHERES
5 - A MESA SERVIDA
6 - O GADO
7 - OS CIMOS
8 - OS ESPÒLIOS
9 - O ARREPENDIMENTO
10 - JONAS
11 - HUD
12 - JOSÈ
13 - OTROVÁO
14 - ABRAÁO
15 - ALHIJR
16 - AS ABELHAS
17 - A VIAGEM NOTURN
18 - A CAVERNA
19 - MARIA
20 - TAHA
21 - OS PROFETAS
22 - A PEREGRINAÇÁO
23 - OS FIÈIS
24 - A LUZ
25 - O DISCERNIMENTO
26 - OS POETAS
27 - AS FORMIGAS
28 - AS NARRATIVAS
29 - A ARANHA
30 - OS BIZANTINOS
31 - LUCMAN
32 - A PROSTAÇÃO
33 - OS PARTIDOS
34 - SABÁ
35 - O CRIADOR
36 - YÁ SIN
37 - OS ENFILEIRADOS
38 - A LETRA SAD
39 - OS GRUPOS
40 - O REMISSÓRIO
41 - OS DETALHADOS
42 - A CONSULTA
43 - OS ORNAMENTOS
44 - A FUMAÇA
45 - O GENUFLEXO
46 - AS DUNAS
47 - MOHAMMAD
48 - O TRIUNFO
49 - OS APOSENTOS
50 - A LETRA CAF
51 - OS VENTOS DISSEMINADORES
52 - O MONTE
53 - A ESTRELA
54 - A LUA
55 - O CLEMENTE
56 - O EVENTOS INEVITÁVEL
57 - O FERRO
58 - A DISCUSSÃO
59 - O DESTERRO
60 - A EXAMINADA
61 - AS FILEIRAS
62 - A SEXTA-FEIRA
63 - OS HIPÓCRITAS
64 - AS DEFRAUDAÇÕES RECÍPROCAS
65 - O DIVÓRCIO
66 - AS PROIBIÇÔES
67 - A SOBERANIA
68 - O CÁLAMO
69 - A REALIDADE
70 - AS VIAS DE ASCENSÁO
71 - NOÉ
72 - OS GÊNIOS
73 - O ACOBERTADO
74 - O EMANTADO
75 - A RESSURREIÇÃO
76 - O HOMEM
77 - OS ENVIADOS
78 - A NOTÍCIA
79 - OS ARREBATADORES
80 - O AUSTERO
81 - O ENROLAMENTO
82 - O FENDIMENTO
83 - OS FRAUDADORES
84 - A FENDA
85 - AS CONSTELAÇÔES
86 - O VISITANTE NOTURNO
87 - O ALTÍSSIMO
88 - O EVENTO ASSOLADOR
89 - A AURORA
90 - A METRÓPOLE
91 - O SOL
92 - A NOITE
93 - AS HORAS DA MANHÁ
94 - O CONFORTO
95 - O FIGO
96 - O COÁGULO
97 - O DECRETO
98 - A EVIDÊNCIA
99 - O TERREMOTO
100 - OS CORCÉIS
101 - A CALAMIDADE
102 - A COBIÇA
103 - A ERA
104 - O DIFAMADOR
105 - O ELEFANTE
106 - OS CORAIXITAS
107 - OS OBSÉQUIOS
108 - A ABUNDÂNCIA
109 - OS INCRÉDULOS
110 - O SOCORRO
111 - O ESPARTO
112 - A UNICIDADE
113 - A ALVORADA
114 - OS HUMANOS
PORTUGUêS

41 - OS DETALHADOS

 

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

 
1Ha, Mim.
 
2(Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo.
 
3É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato.
 
4É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.
 
5E afirmaram: Os nossos corações estão insensíveis a isso a que nos incitas; os nosso ouvidos estão ensurdecidos e entre tu e nós, há uma barreira. Faze, pois, (por tua religião), que nós faremos (pela nossa)!
 
6Dize-lhes: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que vosso Deus é um Deus Único. Consagrai-vos, pois, a Ele, e implorai-Lhe perdão! E ai dos idólatras,
 
7Que não pagam o zakat e renegam a outra vida!
 
8Sabei que os fiéis, que praticam o bem, obterão uma recompensa infalível.
 
9Dize-lhes (mais): Renegaríeis, acaso, Quem criou a terra em dois dias, e Lhe atribuireis rivais? Ele é o Senhor do Universo!
 
10E sobre ela (a terra) fixou firmes montanhas, e abençoou-a e distribuiu, proporcionalmente, o sustento aos necessitados, em quatro dias.
 
11Então, abrangeu, em Seus desígnios, os céus quando estes ainda eram gases, e lhes disse, e também à terra: Juntai-vos, de bom ou de mau grado! Responderam: Juntamo-nos voluntariamente.
 
12Assim, completou-os, como este céus, em dois dias, e a cada céu assinalou a sua ordem. E adornamos o firmamento terreno com luzes, para que servissem de sentinelas. Tal é o decreto do Poderoso, Sapientíssimo.
 
13Porém, se desdenharem, dize-lhes: Advirto-vos da vinda de uma centelha, semelhante àquela enviado dos povos de Ad e Samud.
 
14Pois quando os mensageiros, de todas as partes, se apresentaram a eles, (dizendo-lhes): Não adoreis senão a Deus!, responderam-lhes: Se Deus quisesse isso, teria enviado anjos (para predicá-lo). Certamente negaremos a vossa missão.
 
15O povo de Ad, ainda, ensoberbeceu-se iniquamente na terra; e disse: Quem é mais poderoso do que nós? Porventura, não repararam em que Deus, Que os criou, é mais poderoso do que eles? Sem dúvida, negaram os nossos versículos.
 
16Pelo que desencadeamos sobre eles um vento glacial, em dias nefastos, para fazê-los sofrer o castigo aviltoso da vida terrena; porém, o da outra vida será ainda mais aviltante, e não serão socorridos.
 
17E orientamos o povo de Samud; porém, preferiram a cegueira à orientação. E fulminou-os a centelha do castigo ignominioso, pelo que lucraram.
 
18E salvamos os fiéis tementes.
 
19E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direção ao fogo infernal.
 
20Até que, quando chegarem a ele, seus ouvidos, seus olhos e suas peles, testemunharão contra eles a respeito de tudo quanto tiverem cometido.
 
21E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Deus foi Quem nos fez falar; Ele faz falar todas as coisas! Ele vos criou anteriormente e a Ele retornareis.
 
22E jamais podereis subtrair-vos a que vossos ouvidos, vossos olhos e vossas peles testemunhem contra vós. Não obstante, pensastes que Deus não saberia muito do quanto fazíeis!
 
23E o que vos fez duvidar de vosso Senhor foi o pensamento, o qual vos aniquilou, e fez com que fizésseis parte dos desventurados!
 
24E mesmo se perseverarem, terão o fogo por morada; e mesmo se implorarem complacência, não serão dos que forem compadecidos!
 
25E lhes destinamos companheiros (da mesma espécie), os quais os alucinam no presente, e o farão no futuro, e merecem a sentença do castigo das gerações de gênios humanos precedentes, porque (estes) eram desventurados.
 
26E os incrédulos dizem: Não deis ouvidos a este Alcorão: outrossim, fazei bulha durante a sua leitura. Quiçá, assim vencereis!
 
27Infligiremos um severo castigo aos incrédulos e os puniremos pelo pior que tiverem feito.
 
28Tal será o castigo dos adversários de Deus: o fogo, que terão por morada eterna, em punição por terem negado os Nossos versículos.
 
29Os incrédulos dirão: Ó Senhor nosso, mostra-nos os gênios e humanos que vos extraviaram; colocá-los-emos sob os nossos pés, para que se contem entre os mais vis!
 
30Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Deus, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos atribuleis; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!
 
31Temos sido os vossos protetores na vida terrena e (o seremos) na outra vida, onde tereis tudo quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo quanto pretendeis.
 
32Tal é a hospedagem do Indulgente, Misericordiosíssimo!
 
33E quem é mais eloqüente do que quem convoca (os demais) a Deus, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?
 
34Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!
 
35Porém a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos bem-aventurados.
 
36Quando Satanás te incitar à discórdia, ampara-te em Deus, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.
 
37E, entre os Seus sinais, contam-se a noite e o dia, o sol e a lua. Não vos prostreis ante o sol nem ante a lua, mas prostrai-vos ante Deus, que os criou, se realmente é a Ele que quereis adorar.
 
38Porém, se se ensoberbecerem, saibam que aqueles que estão na presença do teu Senhor glorificam-No noite e dia, sem contudo se enfadarem.
 
39E entre os Seus sinais está a terra árida; mas quando fazemos descer a água sobre ela, eis que se reanima e se fertiliza. Certamente, quem az faz reviver é o Mesmo Vivificador dos mortos, porque é Onipotente.
 
40Em verdade, aqueles que negarem os Nossos versículos não se ocultarão de Nós. Quem será mais venturoso: o que for precipitado no fogo ou o que comparecer, a salvo, no Dia da Ressurreição? Agi como queirais, mas sabei que Ele bem vê tudo quanto fazeis!
 
41Aqueles que degenerarem a Mensagem, ao recebê-la, (não se ocultarão d’Ele). Este é um Livro veraz por excelência.
 
42A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo.
 
43Tudo quanto te dizem já foi dito aos mensageiros que te precederam. Saibam eles que o teu Senhor é Indulgente, mais também possui um doloroso castigo.
 
44E se houvéssemos revelado um Alcorão em língua persa, teriam dito: Por que não nos foram detalhados os versículos? Como! Um (livro) persa e um (Mensageiro) árabe? Diz-lhes: Para os fiéis, é orientação e bálsamo; porém, para aqueles que não crêem e estão surdos, é incompreensível, como se fossem chamados (para algo) de um lugar longínquo.
 
45Havíamos concedido o Livro a Moisés, acerca do qual houve discrepâncias. Porém, se não tivesse sido por uma palavra predita por teu Senhor, já os teria julgado; mas eles se mantiveram em uma dúvida inquietante, acerca disso.
 
46Quem pratica o bem, o faz em benefício próprio; por outra, quem faz o mal, é em prejuízo seu, porque o teu Senhor não é injusto para com os Seus servos.
 
47Só a Ele concerne o conhecimento da Hora. E nenhum fruto sai do seu invólucro e nenhuma fêmea fica prenhe ou gera, sem o Seu conhecimento. No dia em que Ele os convoca, (perguntará): Onde estão os parceiros que Me atribuístes? Dirão: Asseguramos-Te que nenhum de nós pode testemunhar!
 
48E desvanecer-se-á tudo quanto haviam invocado antes, e se convencerão de que não terão escapatória.
 
49O homem não se farta de implorar o bem; mas, quando o mal o açoita, ei-lo desesperado, desalentado.
 
50Todavia, se depois de tê-lo açoitado a adversidade, o agraciamos com a Nossa misericórdia, dirá: Isto é (mérito) meu e não creio que a Hora chegue; e se retornar ao a meu Senhor, certamente obterei a Sua bem-aventurança. Porém, inteiraremos os incrédulos de tudo quanto tiverem cometido e lhes infligiremos um severo castigo.
 
51Mas quando agraciamos o homem, ele desdenha e se envaidece; em troca, quando o mal o açoita, eis que não cessa de Nos suplicar!
 
52Dize-lhes: Uma vez que (o Alcorão) emana de Deus e o rechaçais...haverá alguém mais extraviado do que aquele que está em um profundo cisma?
 
53De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade. Acaso não basta teu Senhor, Que é Testemunha de tudo?
 
54Não é certo que estão em dúvida quanto ao comparecimento ante o seu Senhor? Acaso não é verdade que Deus é Onímodo?