___Traduções___

_Quran?_

_Gadgets_

_Search_

_Links_

_Contribute_

_Note_

1 - A ABERTURA
2 - A VACA
3 - A FAMILIA DE IMRAN
4 - AS MULHERES
5 - A MESA SERVIDA
6 - O GADO
7 - OS CIMOS
8 - OS ESPÒLIOS
9 - O ARREPENDIMENTO
10 - JONAS
11 - HUD
12 - JOSÈ
13 - OTROVÁO
14 - ABRAÁO
15 - ALHIJR
16 - AS ABELHAS
17 - A VIAGEM NOTURN
18 - A CAVERNA
19 - MARIA
20 - TAHA
21 - OS PROFETAS
22 - A PEREGRINAÇÁO
23 - OS FIÈIS
24 - A LUZ
25 - O DISCERNIMENTO
26 - OS POETAS
27 - AS FORMIGAS
28 - AS NARRATIVAS
29 - A ARANHA
30 - OS BIZANTINOS
31 - LUCMAN
32 - A PROSTAÇÃO
33 - OS PARTIDOS
34 - SABÁ
35 - O CRIADOR
36 - YÁ SIN
37 - OS ENFILEIRADOS
38 - A LETRA SAD
39 - OS GRUPOS
40 - O REMISSÓRIO
41 - OS DETALHADOS
42 - A CONSULTA
43 - OS ORNAMENTOS
44 - A FUMAÇA
45 - O GENUFLEXO
46 - AS DUNAS
47 - MOHAMMAD
48 - O TRIUNFO
49 - OS APOSENTOS
50 - A LETRA CAF
51 - OS VENTOS DISSEMINADORES
52 - O MONTE
53 - A ESTRELA
54 - A LUA
55 - O CLEMENTE
56 - O EVENTOS INEVITÁVEL
57 - O FERRO
58 - A DISCUSSÃO
59 - O DESTERRO
60 - A EXAMINADA
61 - AS FILEIRAS
62 - A SEXTA-FEIRA
63 - OS HIPÓCRITAS
64 - AS DEFRAUDAÇÕES RECÍPROCAS
65 - O DIVÓRCIO
66 - AS PROIBIÇÔES
67 - A SOBERANIA
68 - O CÁLAMO
69 - A REALIDADE
70 - AS VIAS DE ASCENSÁO
71 - NOÉ
72 - OS GÊNIOS
73 - O ACOBERTADO
74 - O EMANTADO
75 - A RESSURREIÇÃO
76 - O HOMEM
77 - OS ENVIADOS
78 - A NOTÍCIA
79 - OS ARREBATADORES
80 - O AUSTERO
81 - O ENROLAMENTO
82 - O FENDIMENTO
83 - OS FRAUDADORES
84 - A FENDA
85 - AS CONSTELAÇÔES
86 - O VISITANTE NOTURNO
87 - O ALTÍSSIMO
88 - O EVENTO ASSOLADOR
89 - A AURORA
90 - A METRÓPOLE
91 - O SOL
92 - A NOITE
93 - AS HORAS DA MANHÁ
94 - O CONFORTO
95 - O FIGO
96 - O COÁGULO
97 - O DECRETO
98 - A EVIDÊNCIA
99 - O TERREMOTO
100 - OS CORCÉIS
101 - A CALAMIDADE
102 - A COBIÇA
103 - A ERA
104 - O DIFAMADOR
105 - O ELEFANTE
106 - OS CORAIXITAS
107 - OS OBSÉQUIOS
108 - A ABUNDÂNCIA
109 - OS INCRÉDULOS
110 - O SOCORRO
111 - O ESPARTO
112 - A UNICIDADE
113 - A ALVORADA
114 - OS HUMANOS
PORTUGUêS

40 - O REMISSÓRIO

 

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

 
1Há, Mim
 
2A revelação do Livro é de Deus, o Poderoso, o Sapientíssimo.
 
3Remissório do pecado, Condescendente, Severíssimo no castigo, tem longo alcance. Não há mais divindade além d’Ele! A Ele será o retorno.
 
4Ninguém refuta os versículos de Deus, senão os incrédulos. Que o seu pavoneamento, na terra, não te alucine!
 
5Já antes deles, o povo de Noé desmentira os seus mensageiros e, depois deste, os partidos; e cada povo atentou contra o seu mensageiro, para eliminá-lo; e disputavam com banalidades, para refutar, assim, a verdade; por isso os aniquilei. E que terrível foi a Minha punição!
 
6E assim o decreto do castigo de teu Senhor recaiu sobre os incrédulos; estes são os condenados ao inferno.
 
7Os (anjos) que carregam o Trono de Deus, e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; crêem n’Ele e imploram-Lhe o perdão para os fiéis, (dizendo): Ó Senhor nosso, Tu, Que envolves tudo com a tua misericórdia e a Tua ciência, perdoa os arrependidos que seguem Tua senda, e preserva-os do suplício da fogueira!
 
8Ó Senhor nosso, introduze-os nos Jardins do Éden que lhes prometeste, assim como os virtuosos dentre os seus pais, as suas esposas e a sua prole, porque és o Poderoso, o Prudentíssimo!
 
9E preserva-os das maldades, porque àquele que preservares das maldades, nesse dia terás mostrado, certamente, misericórdia; isso será o magnífico benefício.
 
10Em verdade, aos incrédulos será conclamado: Sabei que a aversão de Deus (em relação a vós) é maior que a vossa aversão em relação a vós mesmos, porque, quando fostes convocados à fé, vós a negastes.
 
11Dirão: Ó Senhor nosso, fizeste-nos morrer duas vezes e duas vezes nos deste a vida. Reconhecemos, pois, os nossos pecados! Haverá algum meio de nos livramos disso?
 
12Tal vos acontecerá, porque ao ser invocado Deus, o Único, simplesmente O negáveis; em troca, quando Lhe era associado algo, acreditáveis. Assim, pois, sabei que o juízo é de Deus, o Grandioso, o Altíssimo!
 
13Ele é Quem vos evidencia os Seus sinais e vos envia o sustento do céu. Mas, só se recorda d’Ele quem se volta para Ele, contrito.
 
14Suplicai, pois, a Deus, com devoção, ainda que isso desgoste os incrédulos.
 
15(Ele é) Exaltador, (Senhor) do Trono; envia o espírito (da inspiração), por Seu mandato, a quem Lhe apraz dentre os Seus servos, para advertir (os homens) sobre o Dia do Encontro.
 
16Dia em que sairão (dos seus sepulcros) e nada deles se ocultará a Deus. A quem pertencerá, nesse dia, o reino? A Deus, Único, Irresistibilíssimo.
 
17Nesse dia, toda a alma será retribuída segundo o seu mérito; nesse dia, não haverá injustiça, porque Deus é Destro em ajustar contas.
 
18Admoesta-os com o dia iminente quando, angustiados, os corações lhes subirão às gargantas. Os iníquos não terão amigos íntimos, nem intercessores que possam obedecer.
 
19Ele conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações.
 
20E Deus julga com eqüidade; por outra, os que os humanos invocam, em vez d’Ele, nada poderão julgar. Sabei que só Deus é o Oniouvinte, o Onividente.
 
21Acaso, não percorreram a terra para verem qual foi a sorte dos seus antepassados? Eram superiores a eles em força e traços (que eles deixaram) na terra; porém, Deus os exterminou, por seus pecados, e não tiveram ninguém que os salvasse dos desígnios de Deus.
 
22Sucedeu-lhes isto, porque os seus mensageiros lhes apresentaram as evidências e eles as negaram. Então Deus os exterminou, porque é Poderoso, Severíssimo no castigo.
 
23Havíamos enviado Moisés com os Nossos sinais e uma autoridade evidente.
 
24Ao Faraó, a Haman e a Carun; porém, disseram: É um mago mentiroso.
 
25E quando lhes apresentou a Nossa verdade, disseram: Matai os filhos varões daqueles que, com ele, crêem, e deixai com vida as suas mulheres! Porém, a conspiração dos incrédulos do improfícua.
 
26E o Faraó disse: Deixai-me matar Moisés, e que invoque o seu Senhor. Temo que mude a vossa religião ou que semeie a corrupção na terra!
 
27Moisés disse: Em verdade, eu me amparo em meu Senhor e vosso, acerca de todo arrogante, que não crê no Dia da Rendição de Contas.
 
28E um homem fiel, da família do Faraó, que ocultava a sua fé, disse: Mataríeis um homem tão-somente porque diz: Meu Senhor é Deus, não obstante Ter-vos apresentado as evidências do vosso Senhor? Além do mais se for um impostor, a sua mentira recairá sobre ele; por outra, se for veraz, açoitar-vos-á algo daquilo com que ele vos ameaça. Em verdade, Deus não encaminha ninguém é transgressor, mentiroso.
 
29Ó povo meu, hoje o poder é vosso; sois dominadores, na terra. Porém, quem nos defenderá do castigo de Deus, quando ele nos açoitar? O Faraó disse : Eu não vos aconselho senão o que conheço, e não vos indico senão a senda da retidão!
 
30E o fiel disse: Ó povo meu, em verdade temo que vos suceda e desdita do dia (do desastre) dos irmanados (no pecado).
 
31A angústia do povo de Noé , de Ad e de Samud, e daqueles que os sucederam. Sabei que Deus deseja a justiça para os Seus servos.
 
32Ó povo meu, em verdade, temo, por vós, o dia do clamor mútuo.
 
33No dia em que tentardes fugir, ninguém poderá defender-vos de Deus. E aquele que Deus extraviar não terá orientador algum.
 
34Em verdade, José vos apresentou as evidências ; porém não cessastes de duvidar do que vos apresentou, até que quando morreu , dissestes: Deus jamais extravia os transgressores, extravagantes,
 
35Que refutam os versículos de Deus, sem a autoridade concedida. Tal é grave e odioso, ante Deus e ante os fiéis. Assim sendo, Deus sigila o coração de todo o arrogante, déspota.
 
36O Faraó disse: Ó Haman, constrói-me uma torre, para eu poder alcançar as sendas,
 
37As sendas do céu, de maneira que possa ver o Deus de Moisés, conquanto eu creia que é mentiroso! Assim, foi abrilhantada ao Faraó a sua má ação, e ele foi desencaminhado da senda reta; e as conspiração do Faraó foram reduzidas a nada.
 
38E o fiel olhes disse: Ó povo meu, segui-me! Conduzir-vos-ei pela senda da retidão.
 
39Ó povo meu, sabei que a vida terrena é um gozo efêmero, e que a outra vida é a morada eterna!
 
40Quem cometer uma iniqüidade, será pago na mesma moeda; por outra, aqueles que praticarem o bem, sendo fiéis, homens ou mulheres, entrarão no Paraíso, onde serão agraciados imensuravelmente.
 
41Ó povo meu, por que eu vos convoco à salvação e vós me convocais ao fogo infernal?
 
42Incitais-me, acaso, a renegar Deus e associar-Lhe o que ignoro, enquanto eu vos convoco até o Poderoso, o Indulgentíssimo.
 
43É indubitável que aquilo a que me incitais não pode ser exorável neste mundo, nem no outro, e que o nosso retorno será a Deus, e que os transgressores serão os condenados ao inferno.
 
44Logo vos recordareis do que vos digo! Quanto a mim, encomendo-me a Deus, porque é Observador dos Seus servos.
 
45E eis que Deus o preservou das conspirações que lhe haviam urdido, e o povo do Faraó sofreu o mais severo dos castigos!
 
46É o fogo infernal, ao qual serão apresentados, de manhã e à tarde; e no dia em que chegar a Hora, (Deus dirá): Fazei entrar o povo do Faraó, para o mais severo dos castigos.
 
47E quando disputarem entre si, no inferno, os fracos dirão aos que se ensoberbeceram: Em verdade, fomos vossos seguidores; podeis, pois, livrar-nos, ainda que seja de uma só parte do fogo?
 
48E os que se ensoberbeceram lhes responderão: Em verdade, estamos todos aqui, porque Deus julgou entre os servos!
 
49E os réprobos pedirão aos guardiãos do inferno: Invocai vosso Senhor para que nos alivie, em um só dia, do suplício!
 
50Retrucar-lhes-ão: Acaso, não vos apresentaram, os vossos mensageiros, as evidências? Dirão: Sim! Dir-lhes-ão: Rogai, pois, embora o rogo dos incrédulos seja improfícuo!
 
51Sabei que secundaremos Nossos mensageiros e os fiéis, na vida terrena e no dia em que se declararem as testemunhas.
 
52(Será) o dia em que aos iníquos de nada valerão as suas escusas, senão que receberão a maldição, e terão a pior morada.
 
53Havíamos concedido a Moisés a orientação, e fizemos os israelitas herdarem o livro.
 
54(Livro esse) que é orientação e mensagem para os sensatos.
 
55Persevera, pois, porque a promessa de Deus é infalível; implora o perdão das tuas faltas e celebra os louvores do teu Senhor, ao anoitecer e ao amanhecer.
 
56Aqueles que disputam acerca dos versículos de Deus, sem autoridade concedida, não abrigam em seus peitos senão a soberbia, com a qual jamais lograrão o que quer que seja: ampara-te, pois, em Deus, porque é o Oniouvinte, o Onividente.
 
57Seguramente, a criação dos céus e da terra é mais importante do que a criação do homem; porém, a maioria dos humanos o ignora.
 
58Jamais poderão equiparar-se o cego e o vidente, tampouco os fiéis, que praticam o bem, e os iníquos. Quão pouco meditais!
 
59Sabei que a Hora chegará, indubitavelmente; porém a maioria dos humanos não crê nisso.
 
60E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei! Em verdade, aqueles que se ensoberbecerem, ao Me invocarem, entrarão, humilhados, no inferno.
 
61Deus foi Quem fez a noite, para que repousásseis, e o dia, para (vos) ajudar a ver. Certamente Deus é Agraciante para com os humanos. Porém, a maioria deles não Lhe agradece.
 
62Tal é Deus, vosso Senhor, Criador de tudo. Não há mais divindade, além d’Ele. Como, pois, vos desviais?
 
63Assim se desviam aqueles que negam os versículos de Deus.
 
64Deus foi Quem fez a terra como berço, o céu como teto, modelou e aperfeiçoou as vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus, Senhor do Universo!
 
65Ele é o vivente! Não há mais divindade, além d’Ele! Invocai-O, pois, sinceramente! Louvado seja Deus, Senhor do Universo!
 
66Dize-lhes: Quando me chegaram as evidências do meu Senhor, foi-me proibido adorar aos que invocáveis em vez d’Ele , e foi-me ordenado submeter-me ao Senhor do Universo!
 
67Ele foi Quem vos criou do pó, depois do sêmen, depois de algo que se agarra, então vos extraiu, crianças, das estranhas maternas, para algo alcançardes a vossa maturidade, para então chegardes à senilidade; e há aqueles, dentre vós, que morrem antes ; Ele assim procede, para que alcanceis o término prefixado, a fim de que raciocineis.
 
68Ele é Quem dá a vida e a morte e , quando decide algo, diz somente: Seja!, e é.
 
69Porventura, não reparaste naqueles que disputam a respeito dos versículos de Deus, como se afastam d’Ele?
 
70São aqueles que desmentem o Livro e tudo quanto enviamos com os Nossos mensageiros . Logo o saberão!
 
71(Ah, se tu pudesses vê-los) quando lhes forem postas as argolas nos pescoços, e forem arrastados com as cadeias,
 
72Até à água fervente! Logo serão combustível para o fogo.
 
73Então lhes será dito: Onde estão os que idolatráveis,
 
74Em lugar de Deus? Responderão: Desvaneceram-se. E agora reconhecemos que aquilo que antes invocávamos nada era! Assim, Deus extravia os incrédulos.
 
75Isso acontecerá por causa do vosso regozijo injusto na terra, e por causa da vossa insolência.
 
76Adentrai, pois, as portas do inferno, onde permanecereis eternamente! E que péssima é a morada dos arrogantes!
 
77Persevera, pois, porque a promessa de Deus é inexorável; quer que mostremos algo do que lhes temos prometido, quer que acolhamos, certamente retornarão a Nós.
 
78Antes de ti, havíamos enviado mensageiros ; as histórias de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te relatamos. E a nenhum mensageiro é dado apresentar sinal algum, senão com o beneplácito de Deus. Porém, quando a ordem de Deus chegar, será executada com eqüidade, e então os difamadores estarão perdidos.
 
79Deus foi Quem vos criou o gado; alguns para cavalgardes, e outros para servir-vos de alimento.
 
80E, ademais, tendes nele (outras) espécies de benefícios e, para conseguirdes, com a sua ajuda, a satisfação de qualquer necessidade (que possa haver) nos vossos corações, e sobre eles sois transportados, como o sois pelos navios.
 
81E Ele vos mostra o Seus sinais. Qual dos sinais de Deus negareis, pois?
 
82Acaso, não percorreram eles a terra, para ver qual foi a sorte dos meus antepassados? Eram mais numerosos, mais vigorosos, e deixaram traços mais marcantes do que os deles, na terra; mas de nada lhes valeu tudo quanto haviam feito.
 
83Porém, quando lhes apresentaram os seus mensageiros as evidências, permaneceram exultantes com os seus próprios conhecimentos; mas foram envolvidos por aquilo de que escarneciam.
 
84E quando presenciaram o Nosso castigo, disseram: Cremos em Deus, o Único, e renegamos os parceiros que Lhe atribuíamos.
 
85Porém, de nada lhes valerá a sua profissão de fé quando presenciarem o Nosso castigo. Tal é a Lei de Deus para com Seus servos. Assim, então perecerão os incrédulos.